quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hora de desfraldar e agora ?!

O primeiro post será sobre um assunto bem delicado, no qual eu me encontro com a minha pimpolha, e tenho certeza que muitos pais já passaram ou passarão por esse dilema. Parece que foi ontem que você estava trocando aquelas fraldas minúsculas de recém-nascido, e agora já está pensando se está na hora de o seu filho largar a fralda de vez! Não existe uma idade certa para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada. Mais que a idade, é preciso prestar atenção nos sinais que a criança dá.
E então, será que já está na hora de desfraldar? Então lá vão algumas dicas, nas quais mamãe e papai devem ficar ligados, pois fazem toda a diferença nesse processo complicado na cabecinha do nosso bebê e na nossa também.

Espere o momento certo

 
O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar com o processo quando a criança realmente já tiver capacidade física  para segurar as necessidades. Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.
Você talvez já tenha ouvido falar que meninas largam as fraldas mais rápido que meninos, o que é verdade. E crianças que já tenham irmãos mais velhos também levam menos tempo para desfraldar.
Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todos, além de poder gerar problemas futuros.

Providencie o equipamento correto

A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita que a criança caia dentro do vaso e poupa você da operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo. Você pode guardar essa opção para quando ela já estiver bem treinada.
Um banquinho bem firme é uma boa idéia para este momento. Ele pode ajudar seu filho a alcançar o vaso sanitário, quando ela quiser experimentar a privada. Nesse caso, também serve para apoiar os pés enquanto estiver sentado lá. Mesmo antes disso, o banquinho vai ser útil na hora de lavar as mãos.
Livros ou desenhos sobre o assunto podem ajudar, mas não são essenciais.

Compre calcinhas "especiais"

No caso das mamães de meninas, se der, leve sua filha com você à loja para escolher calcinhas bem legais. Antes do passeio, conte a ela como vocês vão fazer uma coisa especial, porque ela já está virando uma menina grande e agora pode usar calcinha igualzinho à mamãe!
E atenção !!!
É preciso muito cuidado para não pressioná-la, pois esse é um dos maiores erros que os pais cometem.

Caso ela se recuse a sentar no penico, brinque com uma boneca ou um bichinho de pelúcia, colocando-o para fazer xixi e cocô lá. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o "amigo", se você achar que isso vai ajudar.

Ensine-a a se limpar do jeito certo

No caso das meninas mais especificamete, é de extrema importâcia essa questão.  Explique que ela precisa passar o papel sempre da frente para trás, agora, se você achar que está difícil para ela aprender a se enxugar corretamente, peça a ela para chamar você para limpá-la depois do cocô. Assim evita o risco de infecção urinária, um tipo de infecção que se torna muito comum nesse processo de desfralde.
Bom, papais de plantão, esse foi o post de hoje.. espero que tenha ajudado vocês, basta exercer agora o que apredenderam e quando conseguirem, parabéns, mais uma etapa vencida e cá entre nós, só de pensar em não gastar mais dinheiro com fraldas dá vontade de dar pulos de alegria, né? rs



7 comentários:

  1. Parabéens amiga, muito importante seu post
    continue assim, que o blog vai longe!!!

    ResponderExcluir
  2. Uiuiui blog de utilidade pública! Chique demais essa menina! hahaha Tô seguindo o seu blog!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui "deixando a minha marca". Como futuro pai eu posso dizer que (já) esta sendo uma coisa sobrenatural poder ter um filho. Acredito que melhor assunto não há (ao menos hoje e pra mim).
    Muito legal o post, tenho a experiência engraçada e curiosa do meu sobrinho que hoje meio que "escolhe" frauda ou penico, mas tudo indica que logo logo as fraldas dele serão passado. Boa sorte com o blog, adoro vocês mamãe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, está lindo seu blog, espero que muitas mães saibam aproveitar a oportunidade de serem somadas, assim como você está fazendo agora, está me ajudando muito seu post, me esclareceu muitas duvidas. Beijo querida e continue, que eu tô adorando!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei Marcella! estarei sempre por aqui sim! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. tenho esse blog com o Leozinho desde o tempo da maternidade! Bjos, passei a te seguir! Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Quase que não consegui ver seu comentário, ele estava entrando como spam, descobri sem querer e consegui ler !
    Gostei muito do blog, vou acompanhar pra poder saber umas dicas .. afinal em breve Maria Eduarda vai chegar e sou mamãe de primeira viagem !
    Parabéns e sucesso ..
    beijos

    ResponderExcluir