sábado, 16 de julho de 2011

'Quarentena '

Pós-parto

mitos e verdades

Quarentena ou resguardo são nomes populares para designar o puerpério, etapa da vida da mamãe que começa depois do nascimento do bebê. Além dos cuidados com o novo membro da família, a mamãe precisa também cuidar da sua recuperação pós-gestação e pós-parto.
Existem verdades e mentiras em torno dessa fase. O ideal é procurar o seu médico obstetra e ter uma boa conversa para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
O puerpério pode ocorrer até a sexta ou oitava semana pós-parto, período onde os órgãos reprodutivos voltam totalmente ao seu estado normal, como o útero, que durante a gestação cresce 50 vezes o seu tamanho e precisa desse tempo para se recuperar.
A região onde a placenta se encontrava ficam pequenas feridas que se cicatrizam durante o puerpério. Se esse período não for respeitado, as feridas não cicatrizam e a mulher corre o risco de ter uma infecção. Febre é um sintoma de infecção. Se isso ocorrer, vá imediatamente ao médico.
Então vamos as verdades ou mentiras, sobre tudo que envolve o pós - parto e nós mamães, precisamos estar ligadas:
Verdade ou mentira? - Dois mitos muito difundidos são que nesse período não há chances de engravidar e que não se deve lavar a cabeça. Quanta mentira. Embora a possibilidade engravidar possa estar reduzida por causa da amamentação, o risco existe, sim, e por isso a prevenção é necessária. E já no primeiro dia a mamãe pode lavar a cabeça.
Mais uma verdade: o cabelo cai devido à alteração da taxa de alguns hormônios da mulher nessa fase. Fique tranqüila, é algo passageiro. Respeite as transformações do seu corpo.
Cuidados - A dor é o termômetro do esforço da mamãe. É a própria mulher quem vai impor o limite na sua vida diária. Normalmente, em 45 dias a mulher já faz os serviços de casa sem dificuldade. Exercícios físicos são proibidos. Nadar e caminhadas somente depois de 45 dias. Ginástica e corrida depois de dois meses e para os esportes coletivos deve-se esperar três meses. É mamães, não tem jeito, o melhor é esperar.
O ato de dirigir um carro, pisando nos pedais, requer o trabalho da musculatura abdominal, prejudicando a cicatrização, e isso impede a mulher de dirigir no primeiro mês pós-parto.
Dicas
Realize uma alimentação rica em fibras e líquidos para estimular o intestino e evitar gases.
O motivo dos seios racharem e ficarem muito doloridos pode ser a pega errada do bebê. Peça orientação.
Ficar triste e cansada é normal, mas se isso interferir no seu dia-a-dia e nos cuidados com o bebê, informe ao seu médico, nessa fase é normal um cansaço fisico e emcional, mas se sentir que está além do normal, não exite em conversar com um especialista, a chamada depressão pós - parto é mais comum do que parece e atingi centenas de mamães, então fiquem ligadas nos sintomas!
Eu já passei por essa fase, e foi bem complicado, adimito. Senti muita dor, mas o que não mata, fortalece, certo? rs E foi o que aconteceu, percebi o quanto eu sou forte, posso suportar mais dor do que eu pensei, não que eu goste se sofrer, mas saber disso é bom né? rsrs Antes da minha pimpolha, não aguentava nem ouvir a palavra "sangue", tirar sangue então, fora de cogitação, então eu me superei, pois não só tirava sangue mensalmente, como tomava injeções, sentia falta de ar ( isso ocorre mais no finalzinho da gestação, quando ficamos sem posição para dormir), mas tudo por uma causa maior, e é por isso que eu afirmo, ser Mãe é maravilhoso, fazemos coisas que jamais imaginávamos fazer, o amadurecimento é consequência das nossas conquistas e realizações, sempre vai ter aquela pessoinha que vai estar ali, pra te fazer seguir, sempre que passar pela sua cabeça, desistir.

Um comentário:

  1. Passei por isso tb,foi mega difícil,mas como vc msm disse,o que nao mata, fortalece..hehe e pelos nossos pequenos a gente faz tudo neh? e enfrenta o que tiver que enfrentar,eu sei a mãe que vc é,e adimiro muito o cuidado e amor que vc tem com a sua princesa, vejo cada coisa nesse mundo, que tenho até medo.Beijão flor, continue assim!!!

    ResponderExcluir